Processos em andamento

Obtenha mais informações sobre o emprego público de Superintendente Regional do DETRAN-SP. As inscrições do processo de pré-seleção foram prorrogadas até dia 16/03 às 18h

Superintendente Regional do DETRAN-SP

O Perfil do Emprego Público

 

Missão e resultados esperados

Missão

A missão de Superintendente Regional do DETRAN-SP é propor soluções, gerir, fiscalizar e garantir que todas as unidades da sua regional atendam a população de forma eficiente, transparente e igualitária, seguindo a legislação vigente.

Nesse sentido, os doze Superintendentes Regionais devem fornecer apoio operacional para as Unidades de Atendimento ao Público, bem como, atuar na ligação entre estes agentes locais e a sede do DETRAN-SP, de forma proativa, propondo soluções e garantindo a padronização dos serviços.

 

Resultados esperados

O Superintendente Regional do DETRAN-SP exerce papel fundamental, sendo responsável por representar o DETRAN-SP na sua regional, propondo melhorias, planejando, supervisionando e garantindo com isso o aumento da qualidade do atendimento ao cidadão. Nesse sentido, espera-se que ele seja capaz de:

  • Alavancar transparência nas Unidades;
  • Fomentar o comprometimento das equipes envolvidas;
  • Fortalecer autonomia nas unidades na resolução de problemas;
  • Promover a padronização do atendimento e serviços prestados;
  • Promover agilidade, qualidade e percepção de valor público no atendimento oferecido à população;
  • Cumprir rigorosamente os prazos estipulados pelo DETRAN-SP;
  • Impulsionar programas governamentais de trânsito;
  • Reconhecer como instituição ética e;
  • Prosperar a imagem do DETRAN-SP nas regionais.

 

Requisitos necessários

São requisitos necessários para ocupação do emprego público de Superintendente Regional do DETRAN-SP:

 

Condições e regime de trabalho

O Superintendente Regional do DETRAN-SP é um emprego público de confiança de livre provimento do Governo do Estado de São Paulo.
A carga horária é de 40 horas por semana.
A remuneração mensal atual é de R$ 8.280,00, com vale refeição de R$ 27,00 por dia útil de acordo com a Lei 1.195/2013 (alterada pela 1.328/2018).
O funcionário contará com veículo oficial e combustível para desempenho de suas funções.

 

Atribuições e Responsabilidades

As principais atribuições e responsabilidades do Superintendente Regional do DETRAN-SP, são:

  • Gerir contratos
  • Fiscalizar Centro de Formação de Condutores – CFCs, Empresas Credenciadas para Vistorias – ECVs, Pátios, examinadores credenciados, etc;
  • Organizar leilões;
  • Fiscalizar e supervisionar os serviços prestados nas unidades de atendimento;
  • Gerenciar atividades administrativas, financeiras e de RH;
  • Gerenciar equipes;
  • Cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito;
  • Promover programas de educação para o trânsito e participar das Operações Direção Segura – ODS;
  • Controlar a qualidade do atendimento ao público;
  • Manter relacionamento institucional com as prefeituras.

Para acessar as atribuições e responsabilidades detalhadas do Superintendente Regional do DETRAN-SP, consultar Decreto Nº 59.055/2013, artigo 74 e 75.

O organograma a seguir ilustra a organização da Superintendência Regional do DETRAN-SP relacionadas ao Emprego Público aqui descrito:

Figura 1 – Organograma das funções afins a Superintendência Regional do DETRAN-SP

 

Síntese das competências desejáveis

As competências para o emprego público de Superintendente Regional do DETRAN-SP permitem avaliar os aspectos qualitativos (habilidades, atitudes e conhecimentos) dos candidatos, e o alinhamento desses aspectos às ações do DETRAN-SP.

As 6 principais competências para o emprego público e suas respectivas descrições estão ilustradas na tabela abaixo.

 

Competências
Competência 1: Liderança, visão sistêmica, tomada de decisão

●        Capacidade de gerar comprometimento e condições para superar os desafios, administrando as variáveis e relações do meio, proporcionando a viabilidade e a legitimidade de suas funções.

●        Capacidade para entender a contribuição das pessoas aos resultados da gestão da Superintendência. Ser capaz de transmitir, com firmeza, orientações, valores e motivação, formando equipes de alto  desempenho, possibilitando o desenvolvimento de talentos e gerando coesão e espírito de equipe.

●        Capacidade para detectar e analisar os sinais sociais, políticos, econômicos, ambientais, tecnológicos, culturais e de política pública, do âmbito global e local, e incorporá-los de maneira coerente à estratégia e à gestão da Superintendência.

●        Capacidade de tomar decisões necessárias quando confrontado com mais de uma alternativa viável.

Competência 2: Planejamento, organização e cumprimento de prazos

●        Capacidade para gerar e coordenar estratégias que assegurem resultados eficientes, eficazes e de qualidade para o cumprimento da missão e dos objetivos estratégicos da Superintendência, mobilizando os funcionários dos Postos de Atendimento ao Público.

●        Habilidade para avaliar, monitorar e controlar os processos estabelecidos, contribuindo para a melhora contínua em sua região, do atendimento à população, e superação das metas e prazos estabelecidos.

Competência 3: Capacidade de mediação e gestão de conflitos, engajamento de equipes, Comunicação e Relacionamento Interpessoal.

●        Capacidade de identificar os agentes promotores e facilitadores da obtenção das metas do DETRAN-SP para a região, e com eles obter e manter linhas de comunicação sólidas, confiáveis e profissionais visando cooperação, parcerias e informações relevantes ao cumprimento das missões de sua região.

●        Habilidade para identificar os atores estratégicos envolvidos e gerar as alianças estratégicas necessárias para agregar valor à sua gestão e alcançar os resultados interinstitucionais, ou seja, que vão além dos resultados específicos da região, e que impactam positivamente o trânsito do Estado de São Paulo.

●        Capacidade de identificar e administrar situações de pressão, risco e conflitos, tanto em suas dimensões internas como externas, e ao mesmo tempo, criar soluções estratégicas, oportunas e adequadas ao marco institucional público, ou seja, aos objetivos e resultados pretendidos para o DETRAN-SP.

Competência 4: Dinamismo, proatividade e aprendizagem contínua

●        Cria e implementa soluções para problemas públicos com criatividade e conhecimento prático que propicia o alcance dos resultados institucionais desejados.

●        Age independentemente de cobranças específicas, antecipando-se aos problemas e encarando desafios.

●        Fomenta uma cultura favorável à inovação e contribui para que a equipe proponha novos processos, projetos, serviços, produtos e modelos de trabalho.

Competência 5: Resolutividade e Assertividade, Comprometimento com a solução dos problemas

●        Capacidade para gerar e coordenar estratégias que assegurem resultados eficientes, eficazes e de qualidade para o cumprimento da missão e dos objetivos estratégicos do DETRAN-SP, mobilizando os funcionários das unidades.

●        Capacidade de resolver de forma efetiva e articulada às situações simples ou complexas, rotineiras ou inesperadas de seu trabalho.

Competência 6: Conhecimento das normas de trânsito em vigor

●        É necessário possuir conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em nível apropriado para as necessidades específicas do emprego público.